Agenda 21 de Paraty


Este ano, o Fórum DLIS/Agenda 21 de Paraty completou 10 anos de existência. Neste período, algumas das ações, eleitas como prioritárias pelo Fórum para que o município crescesse com sustentabilidade, foram realizadas.

Em 2010, a Prefeitura e a Câmara Municipal passaram a interagir o movimento e a colaborar de forma mais ativa, o que é um ganho muito importante para o Fórum. Mas para que Paraty continue sendo o melhor lugar para se viver até 2020, estamos criando um pacto de convivência e atualizando o plano de desenvolvimento sustentável já existente para homologá-lo como o documento que irá nortear com bom senso as ações do futuro.

O Fórum DLIS/Agenda 21 é um método adotado e sugerido pelo Ministério do Meio Ambiente para todos os municípios brasileiros aprenderem a resolver o maior número de problemas possível localmente. É um aprendizado sobre responsabilidade social e senso de comunidade, valores fundamentais para a convivência com inteligência e longe do caos.

Estamos participando e nos comprometendo, independente de política ou partido. Somos convictos de que nossa ajuda é indispensável para criarmos um acordo consensual, pois todos nós, moradores de Paraty, estaremos sempre ligados pelas nossas escolhas de vida. Que sejam, pelo menos, as melhores possíveis.

Histórico das ações do Fórum DLIS/Agenda 21 de Paraty – ano 10

29/12/09 - Prefeito José Carlos Porto Neto sanciona Lei 1.722/2009 que institui o programa da agenda 21 local.
01/03 - Aclamada em Assembléia Geral comissão (órgão diretivo) para a criação do Regimento Interno.
10/03, 23/03, 07/04, 20/04 e 03/05 – Comissão eleita se reúne para a criação do Regimento Interno.
20/05 - Aprovado, em Assembléia Geral, o Regimento Interno do Fórum DLIS/Agenda 21 de Paraty.
24/06 - Validada em Assembléia Geral a permanência do Órgão Diretivo à frente do Fórum.
20/07 - Análise do Plano de Trabalho do Órgão Diretivo em Assembléia Extraordinária.
24/08 - Apresentação de Plano de Trabalho do Órgão diretivo com divisão de tarefas e plano de comunicação.

Assembléias Ordinárias - as 14h00
- 27 de outubro na Casa da Cultura
- 14 de dezembro  na Câmara de Vereadores.
Reuniões do Órgão Diretivo - as 14h00
- 24 de agosto na Câmara de Vereadores excepcionalmente
- 21 de setembro na SEDUMA.
- 20 de outubro na SEDUMA.
- 24 de novembro na SEDUMA.
- 08 de dezembro na SEDUMA.

Próximas ações do Órgão Diretivo
  • Plano de visitas para sensibilização dos membros do Fórum afastados do movimento.
  •  Apresentação de orçamento para serviço de consultoria que orientará o Fórum na atualização do plano de desenvolvimento sustentável do município já existente.
  • Encaminhar orçamento para o orçamento municipal de 2011.
  • Plano de comunicação das ações da Agenda 21.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caros leitores,
Gostaria de lembrar que a Agenda 21 não é um documento da Prefeitura, tão pouco mais uma lei ou um projeto a ser submetido. É uma agenda de ações a serem realizadas não somente pela prefeitura mas por toda a sociedade. Neste documento constarão ações a serem realizadas por todos os cidadãos.
A grandeza deste documento consiste na riqueza das contribuições que os participantes deste Fórum farão ao longo do processo de construção da Agenda.
A Agenda 21 é uma agenda do Município de Paraty e necessida da contribuição e participação efetiva de sua população.
Portanto, quem ainda não participou das Assembléias Gerais do Fórum da Agenda 21 de Paraty que estão em andamento, sinta-se convidado e convocado a participar.

Contamos com a presença de todos neste trabalho.

Por Grazzielle Zacaro
Secretária Geral do Órgão Diretivo da Agenda 21 de Paraty
Diretora de Meio Ambiente - SEDUMA

AG.TRILHA DO OURO TURISMO disse...

O Movimento Pró-Turismo Paraty, representando 17 Instituições de classe e cidadãos que aqui residem dentro do município, através de seu Presidente Diretor tem trabalhado para que o município seja cada vez melhor e estará empenhado sempre nessa defesa dos direitos de todos com a certeza de que a AGENDA 21 PARATY mais uma vez irá fazer a diferença na Administração deste município, iremos nos empenhar para a divulgação e sensibilização do Fórum AGENDA 21 PARATY em toda a Rede Pública e Privada de Ensino e fazendo a mobilização educacional de concientizar o jovem paratiense na necessidade de aprender e atuar nessa frente. O Movimento Pró-Paraty está convidando e recebendo demandas para colaborar com a AGENDA 21 PARATY.

Por PEDRO BRITO
Presidente Diretor do Movimento Pró-Paraty

Saneamento Ambiental transversalidade 2009 Paraty disse...

Gostaria de ver em destaque na página principal a calendario de reuniões do Fórum da Agenda 21 e também da direção, esses estão confirmados:
Assembleias Geral:
24 de agosto de 2011;
26 de outubro de 2011 e
14 de dezembro de 2011.
Reuniões da direção:
21 DE JULHO DE 2011;
21 DE SETEMBRO DE 2011 E
23 DE NOVEMBRO DE 2011.
Saúdo também a integração da SEDUMA com o Jornal Folha do Litoral e site paraty.com e gostaria de ver em todos os exemplares do Folha do Litoral e se possível também no Jornal de Paraty, do nosso amigo Luiz de Carvalho a divulgação do calendario das reuniões e assembleias da Agenda 21/Fórum DLIS de Paraty.
Sucesso a todos de Paraty.
Marcos Marques da Silva.
www.amoparaty.wordpress.com

Correio de Paraty disse...

Para: Grazzielle Zacaro - Secretária Geral do Órgão Diretivo da Agenda 21 de Paraty


Prezada Secretária Geral,

Na última revisão estatutária realizada no final de 2010, o Paraty CVB deixa de ser denominado Associação de Empresários para o Fomento Turístico de Paraty e passa a se chamar Associação para o Turismo Sustentável no Município de Paraty.
Nessa nova revisão estatutária o Paraty CVB passou a ter quatro finalidades básicas:
I. a promoção do desenvolvimento econômico e social, face ao declínio das atividades tradicionais, como agricultura e pesca, através do fomento e turismo sustentável no Município de Paraty;
II. a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico do Município, inteiramente tombado como Patrimônio Histórico Nacional;
III. a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável no Município;
IV. a promoção e a divulgação do destino turístico Paraty/RJ.
Diante da nova denominação da instituição e das suas novas finalidades básicas, imbricadas com a contribuição para a construção de uma sociedade sustentável, em diferentes bases geográficas e que concilie métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econônica, solicitamos a V.Sa. uma cadeira representativa para esta instituição junto à Agenda 21 de Paraty.

Atenciosamente.

Dax Peres Goulart
Paraty CVB - Gerente Geral
www.paratycvb.com.br
(24) 3371-2669
(24) 9989-3653/7814-5978
ID: 125*24508