segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Paraty rumo à sustentabilidade

Paraty está desenvolvendo projeto para implantar a coleta seletiva de lixo em toda a cidade


O PARATY RECICLA é um Projeto da Prefeitura Municipal que vem sendo desenvolvido desde 2009 pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – SEDUMA e  tem como desafio promover o desenvolvimento sustentável, educação ambiental e capacitação quanto às questões relacionadas ao consumo, produção, redução, reciclagem e destinação final dos resíduos gerados pelo município.

Em 2009 a SEDUMA reuniu atores para formação de um grupo de trabalho que levantou o histórico de ações realizadas para implantação da coleta seletiva e reciclagem fazendo um comparativo com a situação atual definindo então as seguintes linhas de ação para o Projeto:
1. COLETA SELETIVA E RECICLAGEM  que tem por finalidade viabilizar a implantação de coleta seletiva no município, enfocando a implantação de um centro de triagem, a capacitação dos catadores de material reciclável, hoje atuantes no município, para formação de associação ou cooperativa e ainda a capacitação da sociedade civil e gestores públicos quanto á gestão e
implantação da coleta seletiva nos diversos setores da sociedade.
2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CAMPANHA EDUCATIVA que tem por finalidade informar e despertar a consciência dos munícipes, quanto à questão ambiental visando a redução do consumo e o consumo consciente, enfocando a criação de uma tenda itinerante que levará atividades temáticas como: exposições, oficinas, palestras, filmes, teatro, boletim informativo às escolas e comunidades do município.
3. RESPONSABILIDADE SOCIO-AMBIENTAL que tem por finalidade incentivar e fomentar iniciativas de responsabilidade sócio-ambiental para redução de consumo e consumo consciente junto ao comércio local, as instituições e sociedade civil, enfocando ações como a implantação de eco-pontos de coleta de pilhas e baterias, o uso de sacolas retornáveis, a neutralização de Carbono emitido na atmosfera, criação de incentivos fiscais, bônus e isenção
de taxas para aqueles que separam ou reciclam.

Neste ano o Paraty Recicla vem tomando forma e mostrando sua cara literalmente, pois a logomarca escolhida para representar o projeto é uma máscara de papel-machê feita com papel reciclado que reúne na sua pintura , as belezas naturais da cidade, a arte e a cultura local. A máscara é do artista plástico Nilson Diniz e foto de Lia Capovilla.

Máscara de papel-machê do Artista Nelson Diniz e foto de Lia Capovilla foi a logo escolhida para o Projeto Paraty Recicla.

Em Julho de 2010, a SEDUMA deu início ao processo de implantação da Coleta Seletiva Solidária (CSS) no Município contando com a parceria da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), por meio das Oficinas de Capacitação oferecidas para gestores públicos municipais, escolas estaduais, órgãos públicos estaduais e para catadores.

Pograma de Capacitação de Gestores Públicos para a implantação da Coleta Seletiva Solidária. 

A diretora do Departamento de Meio Ambiente da SEDUMA, Grazzielle Zacaro, revela que a experiência das pessoas envolvidas no programa é fundamental para a preparação dos gestores e o sucesso da iniciativa e ressalta ”A preocupação que temos em nos capacitar, de construirmos o projeto com calma, de não atropelar o processo com projetos pilotos e ações imediatas é para garantir a permanência do Projeto”.

Em Outubro último, os catadores de materiais recicláveis atuantes no Município iniciaram o curso de capacitação para formação de associações e cooperativas específicas para catadores. O curso está sendo oferecido pelo Projeto Cataforte, numa parceria da SEDUMA com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/ UFRJ/COPPE), fornecendo ainda cesta básica e um Kit de Equipamento de Proteção Individual aos participantes.

Catadores no curso de capacitação para formação de cooperativa.

O apoio das Secretarias de Educação, Promoção Social, Administração, Saúde e da Secretaria Executiva de Governo nas mais diversas necessidades que vem surgindo ao longo do percurso, vem demonstrando a relevância deste trabalho e seus benefícios para a cidade.

E não para por aí! Outras ações previstas no projeto estão em andamento com a ajuda de parceiros:
1- Programa de neutralização do carbono com LEPAC, UNICAMP e Flora Paraty;
2- Campanha "Não jogue seu óleo pelo ralo" uma iniciativa da Rede DLIS e Disk Óleo;
3 – Projeto Gastronomia Sustentável uma iniciativa da Rede DLIS e Restaurantes.

Para obter mais informações e verificar as datas das oficinas e atividades previstas, acesse o blog da SEDUMA: www.seduma-pmparaty.blogspot.com ou envie um e-mail para seduma.pmparaty@gmail.com 

Nenhum comentário: