terça-feira, 7 de setembro de 2010

Programa de Recuperação de Áreas Degradadas

Em AGOSTO de 2010
A SEDUMA capacitou seu quadro técnico com um curso de geoprocessamentoe e implantou na Secretaria um software "Quantum GIS" para o mapeamento das áreas degradadas a fim de subsidiar a construção do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e Prevenção de Enchentes para o Município.

Aulas teóricas









Práticas de campo









Entrega dos certificados e confraternização









Em JULHO de 2010
A SEDUMA, Sec. de Obras e Defesa Civil convidaram a população de Paraty, Organizações e Instituições interessadas a participar da Oficina de coleta de dados para o Mapeamento e Cartografia de Risco a Escorregamentos em Encostas que o DRM - RJ (Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro) e a empresa REGEA Geologia e Estudos Ambientais estarão desenvolvendo neste Município durante os próximos 6 meses. Dados estes que servirão de base para a construção do Programa de Recuparação de Áreas Degradadas.

Em FEVEREIRO de 2010
Foi assinado o Termo de Compromisso entre a Prefeitura e a Eletronuclear acerca dos convênios  para implantação de projetos a serem contemplados com recursos oriundos das condicionantes impostas pelo IBAMA para construção de Angra III. Dentre os projetos apresentados pela Prefeitura a construção do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas da SEDUMA foi um dos projetos aprovados.

Um comentário:

Saneamento Ambiental transversalidade 2009 Paraty disse...

Na questão de fiscalização falta o POVO entender que cumprir a legislação vigente é mais barato...

Hoje nosso trabalho no departamento de arquitetura, no quezito fiscal, não há resultado visível pra população, acho que por isso nosso trabalho não é respeitado na medida em que a mioria dos EMBARGOS emitidos não são cumprido gerando com isso o "inicio" de uma grande burocracia que passsa de governo para governo e agora talvez com a proposta da SEDUMA de dar maior "publicidade" ao trabalho dos fiscais de obras particulares, posturas, IPTU, em fim maior entendimento para os "eleitores" que uma cidade organizada mediante esse novo plano diretor que está sendo comandado por uma universidade, talvez nosso trabalho, dos fiscais, seja mais aceito e tenhamos em breve uma curva gráfica de resultados POSITIVOS.

Marcos Marques da Silva.
Fiscal da turma de 1995.
Matrícula 200.757
Cel.: 24-9843-4338
SEDUMA 24-3371-2572.